top of page

Acampamento Marielle Vive 

CONTEXTO:

O acampamento Marielle foi formado em 2018. Atualmente são cerca de 430 famílias morando, lutando e resistindo em busca do sonho de serem assentados na área – uma área rural periurbana na estrada dos Jequitibas, que liga Valinhos à Itatiba, contendo 2 glebas, sendo uma de 34h, onde se encontra o acampamento, e outro de 95ha, totalizando 130ha.

 

A coordenação é do MST e a organização e mobilização tem ocorrido aos moldes do movimento. Tentando suprir a precariedade das condições de acampado no Marielle tem sido realizada diversas ações na área de educação desenvolvidas na Escola Popular, incluindo alfabetização de adultos, apoio estudo para pré-vestibular, educação infantil, oficinas de diferentes modalidades, por exemplo, na área de produção agrícola, teatro, capoeira, artesanato, biocontrução (casas de estrutura de bambu). 

O GRUPO TERRA

Considerando o atual contexto político, ambiental e socioterritorial do acampamento Marielle Vive, localizado no município de Valinhos-SP, O grupo TERRA apresenta algumas possibilidades de arranjos produtivos agroecológicos passíveis de implantação no Acampamento Marielle Vive, a partir de uma construção coletiva do Grupo Terra junto às famílias acampadas e demais parceiros.

 

Os sistemas aqui, apresentados buscam ampliar as opções de produção de alimentos saudáveis, tanto para alimentação das famílias locais quanto para a comercialização. Salientamos que os diferentes arranjos produtivos não são projetosprontamente aplicáveis, com estudos aprofundados sobre implantação, produção, custos e possíveis receitas.

 

Antes disso, a proposta traz conceitos de sistemas de produção agroecológica, alguns mais bem delineados, outros menos, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre as possibilidades de ação do TERRA junto às famílias do acampamento, durante o ano de 2022. 

Proposta de Arranjos produtivos - Marielle vive

bottom of page