GRUPO TERRA
TERRITORIALIDADE RURAL E REFORMA AGRÁRIA
quem somos
O grupo Territorialidade Rural e Reforma Agrária (TERRA) é um grupo de extensão da Universidade de São Paulo (USP) no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Tem seu surgimento datado de 2008 sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Eduardo Moruzzi Marques, compondo, junto a outros 8 grupos, o núcleo de agroecologia Nheengatu.
O grupo atua em conjunto com a rede de assentamentos do estado de São Paulo e iniciativas locais de Piracicaba e região, agindo em parceria com outros grupos da instituição, redes de agroecologia do município e agricultores e agricultoras locais a fim de promover uma articulação em rede, de forma coletiva e representativa.
Almeja-se o desenvolvimento e crescimento dos estudantes por meio de estudos e formações internas e abertas à comunidade acadêmica e civil ao redor de temas como a questão fundiária, territorialidade, multifuncionalidade da agricultura, políticas públicas, agroecologia e outros; que corroborem para uma reflexão crítica ao redor da conjuntura e para a ressignificação da extensão universitária como um todo.
Dessa maneira, são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão - pensados coletivamente com envolvimento da comunidade - que fomentem para a consolidação de um projeto de reforma agrária popular, com preceitos agroecológicos e que represente uma alternativa ao modelo de produção agrícola hegemônico no Brasil.
acervo de 2015 do grupo terra
acervo de 2020 do grupo terra
acervo de 2022 do grupo terra
Núcleo de Agroecologia "Nheengatu"
O TERRA integra o "Nheengatu", Núcleo de Agroecologia da ESALQ-USP que reúne grupos engajados na construção de estudos e práticas agrícolas com base ecológica. Abaixo, foto da semana de recepção dos ingressantes 2018.